segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Senhor Embaixador

Na carreira académica, Genuíno Madruga formou-se na Universidade da “Vida”, tirou o Mestrado em “Pescas e outras Artes de Marinheiro” e está concluir o Doutoramento em “Relações Internacionais” na vertente de “Divulgação Cultural”. É um percurso exemplar e extenuante. No entanto, a História apenas se lembra daqueles que são excelentes no que fazem. Genuíno será recordado.
Poucas são as pessoas que podem “beber água em todas as fontes” como este embaixador faz. Nos portos desse mundo, por onde passou, sempre fez questão de deixar algo muito mais valioso que as divisas que não tem, nem precisa. Também fez sempre questão de trazer qualquer coisa, mas, desenganem-se, nunca para proveito próprio. No próprio instante em que recebia informações, músicas e tradições, através da rádio, de imediato partilhava o que aprendia. É nobre o nosso Embaixador Genuíno.
Como todas as pessoas verdadeiras, líder da sua arte, Genuíno Madruga viu-se rodeado de outras pessoas de bem que, abnegadamente, fazem a extensão da sua missão, amplificando a sua voz e os seus actos. A equipa de apoio, que inclui jornalistas, radioamadores, escuteiros, familiares e amigos, usa todo o tempo livre para, em todo o arquipélago dos Açores, transmitir a emoção da grande aventura e dar a conhecer as regiões visitadas pelo velejador. A cadeia de rádios que, semanalmente, retransmite os detalhes das culturas visitadas por Genuíno Madruga serve também para unir as ilhas do Arquipélago. Com mote nas viagens de circum-navegação, são feitos outros relatos, seguidas outras aventuras e partilhadas ainda mais experiências. A distância que o Genuíno percorre é proporcional aquela que encurta nas nossas ilhas e a prova que o mar muitas vezes é sinónimo de união e não de isolamento.
No currículo deste embaixador contam-se como pontos altos ter sido o primeiro açoriano a dar a volta ao mundo em solitário, o primeiro português a passar o Cabo Horn (Chile) de Este para Oeste (contra o sentido natural) e o décimo cidadão do planeta a ser reconhecido por o fazer. No entanto, a essência do currículo está nas palestras, reuniões e confraternizações em que vai participando ou motivando. O melhor que os portugueses das descobertas tiveram está condensado, como que destilado, em Genuíno Madruga. Assim, apesar de parecer impossível, continua a dar-nos novos mundos.
É desta forma que o “aristocrata dos tempos modernos” dá o exemplo para que os nossos filhos percebam que há muito mais e muito melhor planeta para além dos vícios que os rodeiam. A sua permanente aventura, para além da inspiração que nos trás, é motivadora de acções positivas e altruístas.
Senhor Embaixador Genuíno Madruga, que os bons ventos vos continuem a levar para muitos sítios de onde nos continue a enviar História e estórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário