sexta-feira, 8 de maio de 2020

Crónicas de Bruxelas - 69: Elogios em tempos difíceis

"Persiste" - Painel numa ruela de Bruxelas
Foto: F. Cardigos 


Felizmente, nasci num país com uma fabulosa cultura e com uma História, com altos e baixos, de que me posso orgulhar. No entanto, se há coisa que Portugal tem de errado é a dificuldade de bem-dizer e a incapacidade de elogiar de forma incondicional. Nos poucos casos em que ouvimos um elogio é reiteradamente acompanhado de um “mas…” ou “é pena é que…”.
Tenho de admitir que eu gosto de ser confrontado com pessoas de mérito e gosto de elogiá-las, mesmo correndo o risco de exagerar ou, fruto de má avaliação ou da incerteza do futuro, me enganar. Gosto de apostar nas pessoas que demonstram bondade ou competência. Dá-me mesmo muito prazer.
Fruto das contingências laborais, tenho seguido a evolução da covid-19 nos Açores remotamente. Todos os dias, vou espreitando os comunicados da autoridade de saúde em covid19.azores.gov.pt e, pelas 18 horas de Bruxelas, assisto na RTP Açores à descrição feita pelo diretor regional da Saúde e à sessão de perguntas e respostas que jornalistas de todo o arquipélago lhe fazem. Faço aqui um pequeno parêntesis para elogiar o papel dos jornalistas terceirenses que servem de veículo para as perguntas dos colegas das outras oito ilhas. Muito bem!
Durante as suas intervenções, o dr. Tiago Lopes transmite calma, serenidade e solidariedade, que são importantes, particularmente quando dá más notícias, mas, não menos relevante, demonstra competência e empenho. Ao vê-lo e ouvi-lo durante aquela meia hora, eu, que estou distante e tenho família próxima e muitos amigos nos Açores, fico com a nítida sensação de que tudo está a ser feito para minimizar as consequências da pandemia que está a afligir o mundo. Portanto, apenas tenho de estar grato e pedir a todos que sigam as indicações das autoridades.
A pandemia que aflige o planeta é terrível e ela é particularmente perigosa nos meios pequenos e isolados. Lembro o que aconteceu no navio de cruzeiro “Diamond Princess” para ilustrar o nível de perigosidade a que as ilhas estão expostas. Sendo potencialmente mais perigosas as consequências no caso de haver um surto sem controlo, é também nas ilhas mais fácil prevenir se houver uma ação coordenada no controlo das entradas de pessoas e na pesquisa de todas as suspeitas ou casos confirmados que se vão detetando. São precisamente estas tarefas, executadas pelo Serviço Regional de Saúde, que o dr. Tiago nos descreve diariamente com todo o detalhe.
Há uns tempos, fui convidado para falar no II Congresso Regional da Ordem dos Psicólogos, que decorreu em Ponta Delgada. A abrir o evento, em nome do Governo dos Açores, estava um, para mim então desconhecido, diretor regional da Saúde de nome Tiago Lopes. Depois de o ouvir, alguém me perguntou “o que achaste, Frederico?”. Não hesitei um segundo, “competente, organizado e empático, estamos bem!” e acrescentei “Grande potencial”. Não imaginava que, uns meses depois, ele estaria a ser posto perante uma das mais difíceis provas.
As suas qualidades são amplamente reconhecidas. Já foi alvo de elogios em grande parte da comunicação social açoriana e até alguns órgãos de comunicação social continental já o referiram.
Tanto quanto me lembro, este é o primeiro político em Portugal a ter um assumido grupo de fãs. O “Fãs do Tiaguim”, assim se chama, junta, no momento em que escrevo estas linhas, mais de 40 mil seguidores numa bem-disposta e humorada página de facebook. Num território com 245 mil pessoas é um número enorme e que espelha que há muitas outras pessoas para além de mim que gostam de elogiar quem merece. Como uma das seguidoras dizia, “A Madeira tem o Cristiano Ronaldo e os Açores têm o Tiaguim!
Se consideramos que o trabalho do dr. Tiago Lopes é reconhecido, e isso parece-me consensual, imagine agora multiplicar esse sucesso por dez. Faça-o e encontra um outro açoriano, o Cristóvam, Flávio para os amigos. O compositor e cantor terceirense compôs uma belíssima música para dar força e alento ao mundo neste tempo de pandemia. “Andrà Tutto Bene” tem centenas de milhares de audições no youtube e o Cristóvam tornou-se numa nova boa estrela. Se não ouviu ainda, pare tudo e corra para o youtube mais próximo. Vai gostar!
Há um mês, Tiago e Flávio eram duas pessoas competentes e empáticas, cada um na sua área. A pandemia trouxe-os para a ribalta e hoje espalham sentimentos positivos neste período de provações e angústia. Bem hajam!


Sem comentários:

Enviar um comentário