Aspecto do Navio "Lidador" no Parque Arqueológico de Angra do Heroísmo.
Foto: F Cardigos ImagDOP
A coincidência de se estar a proceder a um conjunto de afundamentos de barcos ao largo de Portimão e de haver uma velha draga disponível
para tal na Ilha de São Miguel tem movido alguns desejos de mergulhadores no sentido de fazer um depósito ao largo de Ponta Delgada. Em maior detalhe, a
ideia, tal como tem sido partilhada nas redes sociais, é proceder ao
afundamento da draga perto do “Dori” [*], aproveitando assim o espaço do Parque Arqueológico
que o Governo Regional acabou de criar em frente à Praia do Pópulo.
Tenho que confessar que não sou grande adepto destes
afundamentos. Apesar de apaixonado pelos naufrágios e mergulho em embarcações
naufragadas, não sinto grande estímulo para mergulhar em barcos que tenham sido
propositadamente afundados. No Faial temos dois casos de navios
propositadamente afundados e que pouco tentam os muito mergulhadores que
visitam esta ilha.
O pesqueiro “Viana”, que se incendiou e revirou no Porto da Horta, foi afundado ao largo da Feteira. Por um lamentável erro de
procedimento, ficou virado ao contrário e está demasiado fundo para os
mergulhos habituais (assenta aos 46 metros e a quilha está aos 30). Já o
“Pontão 16” está num fundo de areia, mas, dizem os críticos, é demasiado
pequeno. A minha teoria para o insucesso destes casos é um pouco diferente; Na
minha opinião, os mergulhadores procuram naufrágios legítimos, como é o caso do
alegado “Hidroavião” ao largo do Porto da Horta ou o navio sem nome que está na
Baía dos Radares (Monte da Guia). Um naufrágio tem de ter uma história, como é
o caso do “Lidador”, ou ser um importante local histórico, como acontece com o Cemitério das Âncoras, ambos na Baía de Angra e onde integram o Parque Arqueológico local.
Um dos argumentos mais fortes a favor do afundamento de
antigos navios é o seu papel como suporte de vida. Entendo isso e já verifiquei
como podem realmente proporcionar locais de agregação de animais. Mas… as
lixeiras também têm inúmeros ratos e gaivotas… Talvez a minha linguagem esteja
a ser demasiado forte, mas é um facto que um navio afundado está a promover o
aparecimento de fauna e flora que não pertence naturalmente àquela paisagem.
Que são animais bonitos, são! Mas é desconexo.
Um bom amigo disse-me que o mar costeiro de São Miguel está
tão explorado que não será um navio afundado a fazer grande diferença. Talvez,
mas, respondo eu, não devemos nivelar por baixo, mas exigir essa recuperação,
se justificável. Aliás, contrariando esta visão, muito portuguesa “que está
tudo uma desgraça…”, relembro que ainda esta semana um prestigiado sítio
internet de viagens anunciava os Açores como um dos melhores sítios do mundo para a prática de mergulho com escafandro autónomo. Não há volta a dar, os
Açores são um excelente local e com um mar sublime. Pode ser melhor? Podemos
sempre melhorar.
Outro dos argumentos utilizados para o afundamento de navios,
e que me agrada, é o potencial para cativar mergulhadores. De facto, por
agregarem muitos animais, os barcos afundados servem de local privilegiado para
mergulho com escafandro autónomo.
Ainda, um dos argumentos a favor, são os trabalhos
científicos que se podem fazer em associação com os barcos afundados. Por serem
novos substratos, apesar de artificiais, podem servir para estudar a sucessão
ecológica em cada local. Principalmente se tiver boa ciência por trás, estes
locais podem ser reais mais-valias.
Nos Açores há inúmeros naufrágios legítimos e magníficos
locais de mergulho. Entre os que ainda não têm carácter de proteção legal,
destacam-se o “Slavonia”, nas Flores, e o “Caroline”, no Pico. Estes locais
muito lucrariam com a implementação de efetivas áreas marinhas protegidas e dos
respetivos parques arqueológicos.
Graças a diversas iniciativas, todas elas imediatamente
apoiadas pelo Governo Regional dos Açores, há agora áreas marinhas protegidas no
Corvo, Faial, São Miguel e Santa Maria. Para além das reservas tradicionais,
cujo respeito ainda deixa a desejar, há agora nestas ilhas um conjunto de áreas
propostas pelas forças vivas [*, *, *, *] e que têm sido imensamente consequentes,
comprovando que a iniciativa local é a mais eficiente.
Penso que o esforço prioritário deverá ser no sentido de
fortalecer as áreas marinhas protegidas existentes e criar os referidos parques
arqueológicos. Obviamente, isso não impede que, se houver uma movimentação de
interessados no sentido de abrir outras frentes, se desbravem novos e
inesperados caminhos, desde que estejam devidamente planeados. Mãos à obra?!
Nesta ingrata tarefa de ponderar as vantagens e desvantagens de afundar um barco, as opiniões podem ser, certamente muito diversificadas, justificadas ou impulsivas!
ResponderEliminarContudo penso que há que ponderar pelo optimismo!
Numa óptica de incrementar oferta turistica, de protecção dos ecosistemas, de benefício da actividade de mergulho, seria uma grande mais valia! Claro que estas decisões devem ser pensadas e estudadas, para que se reduza o risco de apenas se "deitar lixo para o mar"(segundo a opinião de muitos nesta matéria). Será relevante reconhecer bons exemplos desta prática em todo o mundo! Se me questionarem sobre se se devem afundar barcos a "torto e a direito", responderei que não, mas afundá-los com propósitos específicos, como mais valias, não só para a região, turismo e mergulho, mas também para protecção/crescimento de espécies marinhas, num mar cada VEZ MAIS SOBREEXPLORADO e pobre devido à passividade "portuguguesinha", todos reclamam e ninguém faz nada, aí não terei asminhas dúvidas sobre a vantagem/relevancia desta decisão! Os Açores necessitam urgentemente de medidas de protecção do meio marinho! Seja por afundamentos controlados, seja pela criação de reservas marinhas, seja pela limitação/ proibição de captura de certas espécies! è necessário agir e esta acção será sempre do agregdo de alguns "gregos" e desagrado de alguns "troianos", mas é Necessário fazer-se algo!